A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NAS ELEIÇÕES 2008 EM CASCAVEL-PR (Rosana Katia Nazzari e José Otacílio Silva)
A eleição municipal realizada em Cascavel em 2008, como ocorreu em muitas outras cidades e capitais dos Estados, também teve candidatura à reeleição: Lísias Tomé, candidato eleito nas eleições de 2004 e que assumiu a prefeitura do município em janeiro de 2005. Diferentemente do que ocorreu na maioria das cidades onde os candidatos à reeleição saíram vitoriosos com certa facilidade, em Cascavel, Lísias ficou na quarta colocação, com uma inexpressível votação. Na presente discussão, o que pretendemos demonstrar é que a mídia local teve uma influência significativa na expressiva derrota de Lísias em suas pretensões de retornar à prefeitura, ou seja, no comportamento dos eleitores cascavelenses nas eleições municipais de 2008. Na demonstração da hipótese será realizado, em primeiro lugar, o enquadramento das informações veiculadas pela mídia local; depois, o estabelecimento das eventuais relações existentes entre as informações difundidas pela mídia local e a avaliação que os eleitores faziam sobre a administração do candidato; em seguida, o estabelecimento das eventuais relações existentes entre as informações difundidas pela mídia local e a aceitação ou a rejeição do candidato pelos eleitores e, por fim, o estabelecimento das relações entre as informações midiáticas; as avaliações dos candidatos realizadas pelos eleitores; os níveis de rejeições ao candidato e os resultados oficiais das eleições. Por fim, será realizada a análise comparativa entre os dados e as relações de dados referentes à eleição de Cascavel e os dados e relações entre dados referentes à eleição na cidade de Curitiba, onde também houve candidato à reeleição e onde os resultados eleitorais foram extremamente opostos aos resultados das eleições realizadas em Cascavel. Na impossibilidade de analisar todas as informações difundidas pela mídia em geral – informações jornalísticas e televisivas – que se estende desde o momento em que o candidato à reeleição assumiu o governo municipal em janeiro de 2005 até o momento da eleição, quando o eleitor teve que decidir o seu voto nas eleições de outubro de 2008 – delimitamos a investigação apenas às informações jornalísticas difundidas pela mídia impressa em apenas certo período do longo tempo em que o candidato à reeleição esteve, pessoal e administrativamente, exposto às avaliações midiáticas e dos eleitores. Desta forma, a coleta das informações difundidas pelos jornais locais se detém ao período de maio de 2006 a maio de 2007. Esta delimitação se fez necessária não só por conveniências metodológicas, mas também porque, entre os três principais jornais da cidade, apenas um possuía informações disponíveis em local de fácil acesso, na internet, e, ainda assim, informações referentes aquele período especificamente. Entre essas informações, concentra-se a investigação a, apenas, as “chamadas” das capas do jornal difundidas aos domingos. Muito mais que o conteúdo das informações contidas no interior do jornal, as “chamadas” de capa dos jornais são muito mais resumidas e, talvez por isso, muito mais lidas pelo eleitor brasileiro que, como as pesquisas indicam, não possui o hábito de leitura. As informações, expostas nas bancas de jornal e, muitas vezes, disponíveis nos locais de trabalho, nas salas de espera de instituições que atendem ao público, etc., são facilmente visualizadas pelo eleitor e, assim, facilmente difundidas pelo próprio leitor-eleitor em suas relações sociais cotidianas. A classificação das informações difundidas pelo jornal naquele período, nos dias de domingo, teve como critério a referência direta que a notícia fazia ao candidato à reeleição. Azevedo (2001) sugeriu que as informações jornalísticas destinadas a demonstrar a relação entre mídia e comportamento eleitoral deveriam ser valoradas ou classificadas em “positivas”, quando se tratasse de “matéria sobre ou com o candidato reproduzindo programa de governo; promessas; autodeclaração ou declarações do autor da matéria ou de terceiros (pessoas ou entidades) favoráveis (contendo avaliação de ordem moral, política ou pessoal) ao candidato; reprodução de ataques do candidato a concorrentes”; “negativas”, quando se tratasse de “matéria reproduzindo ressalvas, críticas ou ataques (contendo avaliação de ordem moral, política ou pessoal) do autor da matéria, de candidatos concorrentes ou de terceiros a algum candidato”; e “neutras”, quando se tratasse de matéria referente à “agenda do candidato, pesquisa, citação sem avaliação moral, política ou pessoal do candidato”. Azevedo propôs considerar o jornal como “neutro” ou objetivo quando “o percentual de matérias neutras fosse maior que a soma das matérias positivas e negativas”. Com estes critérios, Azevedo chegou à conclusão de que “a cobertura eleitoral do pleito municipal de 2000 pelos três jornais pesquisados em São Paulo se deu dentro do padrão normativo de uma “imprensa independente”, ou seja, de uma imprensa desvinculada dos interesses partidários e eleitorais”. Os critérios estabelecidos por Azevedo para estabelecer as valências das informações jornalísticas devem ser discutidos. Ao propor que o jornal deve ser considerado objetivo ou neutro quando “o percentual de matérias neutras fosse maior do que a soma das matérias positivas e negativas”, parece que Azevedo não se deu conta de que a soma das informações positivas e negativas pode atingir um total de 50% menos uma sem que haja nenhuma informação negativa ou nenhuma positiva e, assim, um total de informações negativas ou positivas equivalente ao total de informações neutras, portanto, a possibilidade de o jornal ser considerado objetivo ou neutro sem sê-lo realmente. Em outras palavras, poderia ocorrer o caso em que, o jornal poderia ser indevidamente considerado neutro quando 50% das informações mais uma (maioria) fossem neutras e 50% das informações menos uma fossem, em sua totalidade, constituídas, por exemplo, de informações negativas em virtude de não haver nenhuma informação positiva. Por exemplo, poderia ocorrer a situação em que o jornal pudesse ser considerado neutro mesmo diante de uma situação em que ele tivesse difundido, por exemplo, 501 matérias consideradas neutras e 409 consideradas negativas (quando este número resultasse da soma de 409 matérias negativas e zero positiva). Ora, neste caso, seria inconveniente considerar o jornal ou as matérias que ele difunde como neutras – particularmente quando se sabe que as matérias negativas ou positivas despertam muito mais a curiosidade do eleitor que as neutras – pois a quantidade de matérias negativas seria equivalente à quantidade de matérias neutras e, possivelmente, com um peso de influência muito maior sobre o eleitor. Diante dos inconvenientes da adoção dos critérios estabelecidos por Azevedo, optamos por estabelecer outros critérios para a classificação das informações ou matérias jornalísticas. Ao contrário de Azevedo, não temos o propósito de averiguar o nível de neutralidade da mídia nos processos eleitorais, mas o propósito de averiguar a influência da mídia no comportamento eleitoral. Para atender a este propósito, julgamos suficiente classificar as informações jornalísticas apenas em positivas e negativas, pois, como sugerimos acima, ainda que as informações neutras possam existir, elas não interfeririam no comportamento eleitoral, não só logicamente, mas também por considerar que as informações negativas ou positivas poderiam ser equivalentes às informações neutras e, assim, com um peso considerável de influência sobre as decisões do eleitor. Diante destas considerações, optamos por avaliar as chamadas de capas dos jornais distinguindo as chamadas internacionais, nacionais e estaduais das chamadas locais, desconsiderando as primeiras por entender que elas não afetariam as decisões do eleitor como as chamadas locais. Como se tem interesse em averiguar a influência da mídia na não reeleição do candidato a prefeito no município de Cascavel, optou-se por distinguir as chamadas que não fazem referência direta, ou seja, nominal, ao candidato à reeleição, à prefeitura, às secretarias ou órgãos municipais daquelas que fazem tal referência. Entre as chamadas que fazem referências diretas ao candidato à reeleição, à prefeitura, às secretarias ou a órgãos municipais, denomina-se como “chamadas negativas” as chamadas de jornais locais que mostram os problemas da cidade, problemas relacionados segurança, saúde, educação, desemprego, trânsito, calçamento de ruas, transporte coletivo, meio ambiente, entre outras, como problemas gerados pela incompetência do prefeito ou, ainda, chamadas de cunho moral que afetam a dignidade do candidato, e denominamos como “chamadas positivas” as chamadas de jornais locais que, ao contrário, mostram o candidato à reeleição como bom administrador, isto é, como competente na solução dos problemas da cidade ou que enaltecem suas qualidades morais. Eis alguns exemplos de chamadas negativas e de chamadas positivas: Negativas: “Falta agilidade da liberação de documentos. Núcleos industriais param na burocracia”; “Vigias apontam gastos excessivos na guarda municipal. Prefeito gasta 80 mil com reforma de viaturas”; “BURACOS! Apesar de ter duas frentes de trabalho atuando nos bairros [...], ainda são muitas as reclamações sobre a existência de buracos nas vias públicas”; “Prefeito nomeia o pai para cuidar das associações”; “TCE fará vistoria na prefeitura e na Apae”. Positivas: “Samu atende 41 casos no primeiro dia”; “Linha Verde vai concluir o único trinário incompleto em (na cidade)”; “(Prefeito) recebe moradores (de bairro)”; “Investimento em dois bairros soma R$ 307”; “Líder aplaude maior ação da Guarda Municipal”; “Mais de 200 obras em andamento (na cidade)”. Note-se que as chamadas, negativas ou positivas, muitas vezes são acompanhadas de imagens que, por si, revelam a competência ou a incompetência do candidato à reeleição. É preciso notar, também, que, na demonstração da hipótese aqui proposta, substituímos os nomes dos jornais locais por letras, para não permitir que interpretações equivocadas das discussões aqui suscitadas queiram sugerir que estaríamos atribuindo responsabilidades aos jornais pela derrota ou pela vitória dos candidatos à reeleição. Não se sabe as razões que levam determinado jornal local a divulgar mais informações negativas ou mais informações positivas que, de uma maneira ou de outra, podem prejudicar ou favorecer os candidatos. Os editores de jornais locais tanto podem ser cooptados, pelas mais variadas razões, para divulgar informações negativas ou positivas, isto é, informações que prejudiquem ou que beneficiem as candidaturas, como podem, livremente, evitar a difusão de tais informações durante o mandato do candidato à reeleição ou durante o processo eleitoral, justamente para que seu veículo de comunicação não interfira no resultado das eleições. Mais do que isto, os editores de jornais podem optar por difundir informações “negativas” sobre os problemas da cidade e não informações “positivas”, assim o fazendo talvez pelo entendimento de que a divulgação dessas informações possa acelerar a solução dos problemas da cidade. Enfim, destacar que determinado jornal local difundiu mais informações negativas que positivas sobre determinado candidato, isto não significa dizer que a intenção do editor fosse prejudicar tal candidatura, embora possa ter sido. A observação das chamadas locais do Jornal A de Cascavel, publicadas aos domingos no período de maio de 2006 a maio de 2007, revela que, neste período, a agenda do jornal se pautou por difundir informações negativas a respeito da candidatura à reeleição no município. A Tabela 1 demonstra que, de um total de 406 chamadas publicadas pelo jornal naquele período e naqueles dias determinados da semana, 223 chamadas faziam referências a fatos internacionais, nacionais ou estaduais e apenas 183 faziam referências a fatos locais, isto é, a fatos referentes à cidade de Cascavel. Entre as 183 chamadas de fatos locais, 126 não faziam referências diretas ao prefeito, à prefeitura, a secretárias ou a órgãos municipais e apenas 57 faziam tais referências. No total de 57 chamadas de fatos locais que estão diretamente relacionadas ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais, apenas 5 chamadas traziam informações positivas e 52 chamadas traziam informações negativas.
Tabela 1- Chamadas Jornal A - Cascavel-PR (maio 2006 a abril 2007) Total de chamadas de fatos locais que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais 57 Chamadas de fatos locais positivos que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais 05 Chamadas de fatos locais negativos que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. 52 Fonte: Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político – GPCP (2009).
Comparando as informações difundidas pelo jornal de Cascavel com as informações difundidas pelos jornais de Curitiba, pode-se observar que, enquanto em Cascavel as chamadas negativas atingiram quase a totalidade das chamadas locais que estão diretamente relacionadas ao prefeito, à prefeitura, a secretárias ou a órgãos municipais, em Curitiba, ao contrário, foram as chamadas positivas que atingiram a totalidade das chamadas locais que estão diretamente relacionadas ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. Em Curitiba, pudemos averiguar as chamadas de dois jornais locais, sorteados entre os seis principais jornais da cidade. No Jornal A, averiguamos as chamadas de capa referentes ao mesmo período utilizado na averiguação das chamadas de capa do jornal de Cascavel. No Jornal B averiguamos apenas as chamadas referentes ao período de maio a novembro de 2006, pois somente as chamadas de capas desse período se encontravam disponíveis na internet. Como mostra a Tabela 2, durante o período de um ano, o Jornal A de Curitiba preferiu priorizar a divulgação de informações referentes a fatos internacionais, nacionais e, particularmente, estaduais, deixando as informações sobre fatos locais em um segundo plano. Enquanto foi divulgado um total de 431 chamadas de fatos internacionais, nacionais e estaduais no período, o total de fatos locais chegou a apenas 123 casos. Entre os 123 fatos locais, um total de 129 não estava diretamente relacionado ao prefeito candidato à reeleição, enquanto apenas 4 chamadas se encontravam diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. A totalidade das quatro chamadas de fatos locais relacionados ao prefeito era de caráter positivo e, portanto, nenhuma de caráter negativo.
Tabela 2 - Chamadas Jornal A - Curitiba (maio 2006 / abril 2007) Total de chamadas de fatos locais que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. 04 Chamadas de fatos locais positivos que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. 04 Chamadas de fatos locais negativos que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. 00 Fonte: Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político – GPCP (2009)
Já o Jornal B de Curitiba, num período de apenas 7 meses (maio de 2008 a novembro de 2008),período em que as informações de que necessitava-se estavam disponíveis, divulgou, conforme Tabela 3, um total de 295 chamadas em suas capas, sendo 219 fazendo referências a fatos internacionais, nacionais ou estaduais, e 76 chamadas fazendo referências a fatos locais. Das 76 chamadas de fatos locais, 27 não estavam diretamente relacionadas ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais, enquanto 49 chamadas faziam esta relação. Curiosamente, todas as 49 chamadas de fatos locais que estavam diretamente relacionadas ao prefeito candidato à reeleição possuíam caráter positivo, portanto, nenhuma chamada com caráter negativo.
Tabela 3 - Chamadas Jornal B – Curitiba (maio 2006 / novembro 2006) Total de chamadas de fatos locais que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. 49 Chamadas de fatos locais positivos que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. 49 Chamadas de fatos locais negativos que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. 00 Fonte: Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político – GPCP (2009) -PR
Em resumo, os dados dos Gráficos 1 e 2 revelam que as chamadas positivas e negativas dos dois jornais de Curitiba e do jornal de Cascavel se distribuíram de modo inverso entre os candidatos à reeleição nas duas cidades. Enquanto o candidato à reeleição em Cascavel, Lísias Tomé, obteve um total de apenas 5 chamadas positivas no jornal de Cascavel, Beto Richa, candidato à reeleição em Curitiba, obteve um total de 53 chamadas positivas nos jornais de Curitiba. Enquanto Lísias Tomé obteve um total de 52 chamadas negativas, Beto Richa não obteve nenhuma chamada negativa.
Fonte: Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político – GPCP (2009).
Fonte: Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político – GPCP (2009).
Os dados apresentados no Gráfico 3 demonstram que há uma estreita relação entre as chamadas negativas – do jornal local de Cascavel – que estão diretamente referidas a Lísias e as avaliações negativas que os eleitores cascavelenses fizeram de sua administração. Em inícios de agosto de 2008, antes mesmo do início do horário eleitoral gratuito, apenas 23% dos eleitores cascavelenses consideraram a administração Lísias como ótima/boa; 37% a consideraram regular e um total de 39% a considerou ruim/péssima. Os dados apresentados no Gráfico 4 demonstram que, em sentido contrário ao que ocorreu com Lísias, há uma estreita relação entre as chamadas positivas – dos jornais locais de Curitiba – que estão diretamente referidas a Beto Richa e as avaliações positivas que os eleitores curitibanos fizeram de sua administração. Enquanto um total de 81% dos eleitores curitibanos considerou a administração de Richa ótima/boa, apenas 14% a considerou regular e apenas 3% a considerou ruim/péssima.
Fonte: Ibope – pesquisa realizada entre 11 e 13 de agosto de 2008
Fonte: Ibope – pesquisa realizada entre 26 e 28 de agosto de 2008
Os dados dos Gráficos 5 e 6 também indicam que há uma estreita relação entre as chamadas negativas e positivas dos jornais locais e os índices de rejeição dos eleitores de Cascavel e de Curitiba aos respectivos candidatos à reeleição: Beto Richa e Lísias Tomé. Lísias, que obteve um elevado índice de chamadas negativas no jornal de Cascavel, obteve também um elevado índice de rejeição à sua candidatura à reeleição. Richa, que não obteve nenhuma chamada negativa nos jornais de Curitiba, obteve também um baixíssimo índice de rejeição junto aos eleitores curitibanos. Mais precisamente, enquanto Lísias obteve um índice de 45% de rejeição entre os eleitores cascavelenses, Beto Richa obteve o índice de apenas 6% de rejeição.
Fonte: Ibope – pesquisa realizada entre 11 e 13 de agosto de 2008
Fonte: Ibope – pesquisa realizada entre 26 e 28 de agosto de 2008
A intenção de voto dos eleitores de Cascavel e de Curitiba reafirma a relação existente entre a mídia jornalística e o comportamento eleitoral. Com suas predisposições formadas pelas chamadas negativas ou positivas dos jornais locais ao longo dos quatro anos de mandato dos candidatos à reeleição, o eleitor chegou ao começo da propaganda eleitoral com suas opções de voto bem definidas. O Gráfico 7 mostra que, em inícios de agosto de 2008, apenas 7% do eleitorado de Cascavel se encontrava predisposto a votar em Lísias para comandar novamente a prefeitura da cidade. O Gráfico 8 indica que, entre os eleitores de Curitiba, um total de 70% declararam suas intenção de voto em Beto Richa.
Fonte: Ibope – pesquisa realizada entre 11 e 13 de agosto de 2008
Fonte: Ibope – pesquisa realizada entre 26 e 28 de agosto de 2008
Estes dados sobre a intenção de voto dos eleitores cascavelenses e curitibanos, com ligeiras alterações, se confirmaram com o resultado oficial das eleições municipais ocorridas em inícios de outubro de 2008 na cidade de Curitiba e de Cascavel, como se destaca as Tabelas 4 e 5 a seguir:
Tabela 4- Resultado das eleições municipais de 2008 em Cascavel-PR Candidato/Partido % votos válido Edgar Bueno - PDT 34,78% Salazar Barreiros - PP 26,38% Chico Menin - PR 17,18% LísiasTomé - PSC 10.98% Marlise da Cruz - PV 6.13% Aderbal de Mello - PT 3,64% Ivanildo - PSOL 0,91% Fonte: TRE/PR (2008)
Tabela 5 - Resultado das eleições municipais de 2008 em Curitiba Candidato/Partido % votos válidos Beto Richa - PSDB 77,27% Gleisi - PT 18.17% Moreira -PMDB 1,90% Maurício - PV 0,88% Gomyde – PC do B 0,71% Fábio - PTB 0, 53% Bruno - PSOL 0, 44% Lauro – PT do B 0, 09% Fonte: TRE/PR (2008)
Conforme a Tabela 4, Lísias Tomé saiu derrotado nas urnas com uma modesta quarta colocação entre os sete candidatos que disputaram o pleito e com apenas 10,98% dos votos dos eleitores cascavelenses. Beto Richa, ao contrário, conforme a Tabela 5, venceu as eleições em Curitiba, já no primeiro turno, com a expressiva votação de 77,78% dos votos dos curitibanos.
Só com trabalhos de análise criteriosos como os que você faz, Rosana, conseguiremos compreender melhor nossa comunidade, identificar seus problemas e gargalos e projetar soluções e oportunidades.
Por que você insiste tanto em uma revolução, se é uma pessoa de paz, que gosta de harmonia, artes, amizade?
Justamente por isso: sem uma revolução que ponha no lixo o sistema que comanda a humanidade – a ideologia capitalista – não será possível paz ou harmonia.
As artes serão contaminadas pelas regras do capital, as amizades serão abaladas pela contemplação do sofrimento dos amigos, adoecidos pela poluição, endividados pelo cartão, atormentados pela violência do caos urbano e assim vai.
Se faltava alguma coisa para justificar a necessidade de uma revolução, creio que bastaria ver essa mensagem, que veio por e-mail:
TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES
Sou professor de Física, de ensino médio de uma escola pública em uma cidade do interior da Bahia e gostaria de expor a você o meu salário bruto mensal: R$650,00.
Eu fico com vergonha até de dizer, mas meu salário é R$650,00. Isso mesmo! E olha que eu ganho mais que outros colegas de profissão que não possuem um curso superior como eu e recebem minguados R$440,00. Será que alguém acha que, com um salário assim, a rede de ensino poderá contar com professores competentes e dispostos a ensinar?
Não querendo generalizar, pois ainda existem bons professores lecionando, atualmente a regra é essa: O professor faz de conta que dá aula, o aluno faz de conta que aprende, o Governo faz de conta que paga e a escola aprova o aluno mal preparado. Incrível, mas é a pura verdade! Sinceramente, eu leciono porque sou um idealista e atualmente vejo a profissão como um trabalho social. Mas nessa semana, o soco que tomei na boca do estomago do meu idealismo foi duro!
Descobri que um parlamentar brasileiro custa para o país R$10,2 milhões por ano... São os parlamentares mais caros do mundo. O minuto trabalhado aqui custa ao contribuinte R$11.545.
Na Itália, são gastos com parlamentares R$3,9 milhões, na França, pouco mais de R$2,8 milhões, na Espanha, cada parlamentar custa por ano R$850 mil e na vizinha, Argentina, R$1,3 milhões.
Trocando em miúdos, um parlamentar custa ao país, por baixo, 688 professores com curso superior !
Diante dos fatos, gostaria muito, amigo, que você divulgasse minha campanha, na qual o lema será:
'TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES'.
Comentários, please!
Revolution (John Lennon) ou Let it be (Paul McCartney)?
Parabéns!!!! Excelente ideia. Muito Sucesso para você. Abraços.
ResponderExcluirAna Regina Dall Pizzolo
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NAS ELEIÇÕES 2008 EM CASCAVEL-PR (Rosana Katia Nazzari e José Otacílio Silva)
ResponderExcluirA eleição municipal realizada em Cascavel em 2008, como ocorreu em muitas outras cidades e capitais dos Estados, também teve candidatura à reeleição: Lísias Tomé, candidato eleito nas eleições de 2004 e que assumiu a prefeitura do município em janeiro de 2005. Diferentemente do que ocorreu na maioria das cidades onde os candidatos à reeleição saíram vitoriosos com certa facilidade, em Cascavel, Lísias ficou na quarta colocação, com uma inexpressível votação. Na presente discussão, o que pretendemos demonstrar é que a mídia local teve uma influência significativa na expressiva derrota de Lísias em suas pretensões de retornar à prefeitura, ou seja, no comportamento dos eleitores cascavelenses nas eleições municipais de 2008.
Na demonstração da hipótese será realizado, em primeiro lugar, o enquadramento das informações veiculadas pela mídia local; depois, o estabelecimento das eventuais relações existentes entre as informações difundidas pela mídia local e a avaliação que os eleitores faziam sobre a administração do candidato; em seguida, o estabelecimento das eventuais relações existentes entre as informações difundidas pela mídia local e a aceitação ou a rejeição do candidato pelos eleitores e, por fim, o estabelecimento das relações entre as informações midiáticas; as avaliações dos candidatos realizadas pelos eleitores; os níveis de rejeições ao candidato e os resultados oficiais das eleições. Por fim, será realizada a análise comparativa entre os dados e as relações de dados referentes à eleição de Cascavel e os dados e relações entre dados referentes à eleição na cidade de Curitiba, onde também houve candidato à reeleição e onde os resultados eleitorais foram extremamente opostos aos resultados das eleições realizadas em Cascavel.
Na impossibilidade de analisar todas as informações difundidas pela mídia em geral – informações jornalísticas e televisivas – que se estende desde o momento em que o candidato à reeleição assumiu o governo municipal em janeiro de 2005 até o momento da eleição, quando o eleitor teve que decidir o seu voto nas eleições de outubro de 2008 – delimitamos a investigação apenas às informações jornalísticas difundidas pela mídia impressa em apenas certo período do longo tempo em que o candidato à reeleição esteve, pessoal e administrativamente, exposto às avaliações midiáticas e dos eleitores. Desta forma, a coleta das informações difundidas pelos jornais locais se detém ao período de maio de 2006 a maio de 2007. Esta delimitação se fez necessária não só por conveniências metodológicas, mas também porque, entre os três principais jornais da cidade, apenas um possuía informações disponíveis em local de fácil acesso, na internet, e, ainda assim, informações referentes aquele período especificamente. Entre essas informações, concentra-se a investigação a, apenas, as “chamadas” das capas do jornal difundidas aos domingos. Muito mais que o conteúdo das informações contidas no interior do jornal, as “chamadas” de capa dos jornais são muito mais resumidas e, talvez por isso, muito mais lidas pelo eleitor brasileiro que, como as pesquisas indicam, não possui o hábito de leitura. As informações, expostas nas bancas de jornal e, muitas vezes, disponíveis nos locais de trabalho, nas salas de espera de instituições que atendem ao público, etc., são facilmente visualizadas pelo eleitor e, assim, facilmente difundidas pelo próprio leitor-eleitor em suas relações sociais cotidianas.
A classificação das informações difundidas pelo jornal naquele período, nos dias de domingo, teve como critério a referência direta que a notícia fazia ao candidato à reeleição. Azevedo (2001) sugeriu que as informações jornalísticas destinadas a demonstrar a relação entre mídia e comportamento eleitoral deveriam ser valoradas ou classificadas em “positivas”, quando se tratasse de “matéria sobre ou com o candidato reproduzindo programa de governo; promessas; autodeclaração ou declarações do autor da matéria ou de terceiros (pessoas ou entidades) favoráveis (contendo avaliação de ordem moral, política ou pessoal) ao candidato; reprodução de ataques do candidato a concorrentes”; “negativas”, quando se tratasse de “matéria reproduzindo ressalvas, críticas ou ataques (contendo avaliação de ordem moral, política ou pessoal) do autor da matéria, de candidatos concorrentes ou de terceiros a algum candidato”; e “neutras”, quando se tratasse de matéria referente à “agenda do candidato, pesquisa, citação sem avaliação moral, política ou pessoal do candidato”. Azevedo propôs considerar o jornal como “neutro” ou objetivo quando “o percentual de matérias neutras fosse maior que a soma das matérias positivas e negativas”. Com estes critérios, Azevedo chegou à conclusão de que “a cobertura eleitoral do pleito municipal de 2000 pelos três jornais pesquisados em São Paulo se deu dentro do padrão normativo de uma “imprensa independente”, ou seja, de uma imprensa desvinculada dos interesses partidários e eleitorais”.
Os critérios estabelecidos por Azevedo para estabelecer as valências das informações jornalísticas devem ser discutidos. Ao propor que o jornal deve ser considerado objetivo ou neutro quando “o percentual de matérias neutras fosse maior do que a soma das matérias positivas e negativas”, parece que Azevedo não se deu conta de que a soma das informações positivas e negativas pode atingir um total de 50% menos uma sem que haja nenhuma informação negativa ou nenhuma positiva e, assim, um total de informações negativas ou positivas equivalente ao total de informações neutras, portanto, a possibilidade de o jornal ser considerado objetivo ou neutro sem sê-lo realmente.
Em outras palavras, poderia ocorrer o caso em que, o jornal poderia ser indevidamente considerado neutro quando 50% das informações mais uma (maioria) fossem neutras e 50% das informações menos uma fossem, em sua totalidade, constituídas, por exemplo, de informações negativas em virtude de não haver nenhuma informação positiva. Por exemplo, poderia ocorrer a situação em que o jornal pudesse ser considerado neutro mesmo diante de uma situação em que ele tivesse difundido, por exemplo, 501 matérias consideradas neutras e 409 consideradas negativas (quando este número resultasse da soma de 409 matérias negativas e zero positiva). Ora, neste caso, seria inconveniente considerar o jornal ou as matérias que ele difunde como neutras – particularmente quando se sabe que as matérias negativas ou positivas despertam muito mais a curiosidade do eleitor que as neutras – pois a quantidade de matérias negativas seria equivalente à quantidade de matérias neutras e, possivelmente, com um peso de influência muito maior sobre o eleitor.
Diante dos inconvenientes da adoção dos critérios estabelecidos por Azevedo, optamos por estabelecer outros critérios para a classificação das informações ou matérias jornalísticas. Ao contrário de Azevedo, não temos o propósito de averiguar o nível de neutralidade da mídia nos processos eleitorais, mas o propósito de averiguar a influência da mídia no comportamento eleitoral. Para atender a este propósito, julgamos suficiente classificar as informações jornalísticas apenas em positivas e negativas, pois, como sugerimos acima, ainda que as informações neutras possam existir, elas não interfeririam no comportamento eleitoral, não só logicamente, mas também por considerar que as informações negativas ou positivas poderiam ser equivalentes às informações neutras e, assim, com um peso considerável de influência sobre as decisões do eleitor.
Diante destas considerações, optamos por avaliar as chamadas de capas dos jornais distinguindo as chamadas internacionais, nacionais e estaduais das chamadas locais, desconsiderando as primeiras por entender que elas não afetariam as decisões do eleitor como as chamadas locais. Como se tem interesse em averiguar a influência da mídia na não reeleição do candidato a prefeito no município de Cascavel, optou-se por distinguir as chamadas que não fazem referência direta, ou seja, nominal, ao candidato à reeleição, à prefeitura, às secretarias ou órgãos municipais daquelas que fazem tal referência. Entre as chamadas que fazem referências diretas ao candidato à reeleição, à prefeitura, às secretarias ou a órgãos municipais, denomina-se como “chamadas negativas” as chamadas de jornais locais que mostram os problemas da cidade, problemas relacionados segurança, saúde, educação, desemprego, trânsito, calçamento de ruas, transporte coletivo, meio ambiente, entre outras, como problemas gerados pela incompetência do prefeito ou, ainda, chamadas de cunho moral que afetam a dignidade do candidato, e denominamos como “chamadas positivas” as chamadas de jornais locais que, ao contrário, mostram o candidato à reeleição como bom administrador, isto é, como competente na solução dos problemas da cidade ou que enaltecem suas qualidades morais. Eis alguns exemplos de chamadas negativas e de chamadas positivas: Negativas: “Falta agilidade da liberação de documentos. Núcleos industriais param na burocracia”; “Vigias apontam gastos excessivos na guarda municipal. Prefeito gasta 80 mil com reforma de viaturas”; “BURACOS! Apesar de ter duas frentes de trabalho atuando nos bairros [...], ainda são muitas as reclamações sobre a existência de buracos nas vias públicas”; “Prefeito nomeia o pai para cuidar das associações”; “TCE fará vistoria na prefeitura e na Apae”. Positivas: “Samu atende 41 casos no primeiro dia”; “Linha Verde vai concluir o único trinário incompleto em (na cidade)”; “(Prefeito) recebe moradores (de bairro)”; “Investimento em dois bairros soma R$ 307”; “Líder aplaude maior ação da Guarda Municipal”; “Mais de 200 obras em andamento (na cidade)”. Note-se que as chamadas, negativas ou positivas, muitas vezes são acompanhadas de imagens que, por si, revelam a competência ou a incompetência do candidato à reeleição.
É preciso notar, também, que, na demonstração da hipótese aqui proposta, substituímos os nomes dos jornais locais por letras, para não permitir que interpretações equivocadas das discussões aqui suscitadas queiram sugerir que estaríamos atribuindo responsabilidades aos jornais pela derrota ou pela vitória dos candidatos à reeleição.
Não se sabe as razões que levam determinado jornal local a divulgar mais informações negativas ou mais informações positivas que, de uma maneira ou de outra, podem prejudicar ou favorecer os candidatos. Os editores de jornais locais tanto podem ser cooptados, pelas mais variadas razões, para divulgar informações negativas ou positivas, isto é, informações que prejudiquem ou que beneficiem as candidaturas, como podem, livremente, evitar a difusão de tais informações durante o mandato do candidato à reeleição ou durante o processo eleitoral, justamente para que seu veículo de comunicação não interfira no resultado das eleições.
Mais do que isto, os editores de jornais podem optar por difundir informações “negativas” sobre os problemas da cidade e não informações “positivas”, assim o fazendo talvez pelo entendimento de que a divulgação dessas informações possa acelerar a solução dos problemas da cidade. Enfim, destacar que determinado jornal local difundiu mais informações negativas que positivas sobre determinado candidato, isto não significa dizer que a intenção do editor fosse prejudicar tal candidatura, embora possa ter sido.
A observação das chamadas locais do Jornal A de Cascavel, publicadas aos domingos no período de maio de 2006 a maio de 2007, revela que, neste período, a agenda do jornal se pautou por difundir informações negativas a respeito da candidatura à reeleição no município. A Tabela 1 demonstra que, de um total de 406 chamadas publicadas pelo jornal naquele período e naqueles dias determinados da semana, 223 chamadas faziam referências a fatos internacionais, nacionais ou estaduais e apenas 183 faziam referências a fatos locais, isto é, a fatos referentes à cidade de Cascavel.
Entre as 183 chamadas de fatos locais, 126 não faziam referências diretas ao prefeito, à prefeitura, a secretárias ou a órgãos municipais e apenas 57 faziam tais referências. No total de 57 chamadas de fatos locais que estão diretamente relacionadas ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais, apenas 5 chamadas traziam informações positivas e 52 chamadas traziam informações negativas.
Tabela 1- Chamadas Jornal A - Cascavel-PR (maio 2006 a abril 2007)
Total de chamadas de fatos locais que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais 57
Chamadas de fatos locais positivos que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais 05
Chamadas de fatos locais negativos que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. 52
Fonte: Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político – GPCP (2009).
Comparando as informações difundidas pelo jornal de Cascavel com as informações difundidas pelos jornais de Curitiba, pode-se observar que, enquanto em Cascavel as chamadas negativas atingiram quase a totalidade das chamadas locais que estão diretamente relacionadas ao prefeito, à prefeitura, a secretárias ou a órgãos municipais, em Curitiba, ao contrário, foram as chamadas positivas que atingiram a totalidade das chamadas locais que estão diretamente relacionadas ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. Em Curitiba, pudemos averiguar as chamadas de dois jornais locais, sorteados entre os seis principais jornais da cidade. No Jornal A, averiguamos as chamadas de capa referentes ao mesmo período utilizado na averiguação das chamadas de capa do jornal de Cascavel. No Jornal B averiguamos apenas as chamadas referentes ao período de maio a novembro de 2006, pois somente as chamadas de capas desse período se encontravam disponíveis na internet. Como mostra a Tabela 2, durante o período de um ano, o Jornal A de Curitiba preferiu priorizar a divulgação de informações referentes a fatos internacionais, nacionais e, particularmente, estaduais, deixando as informações sobre fatos locais em um segundo plano. Enquanto foi divulgado um total de 431 chamadas de fatos internacionais, nacionais e estaduais no período, o total de fatos locais chegou a apenas 123 casos. Entre os 123 fatos locais, um total de 129 não estava diretamente relacionado ao prefeito candidato à reeleição, enquanto apenas 4 chamadas se encontravam diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. A totalidade das quatro chamadas de fatos locais relacionados ao prefeito era de caráter positivo e, portanto, nenhuma de caráter negativo.
Tabela 2 - Chamadas Jornal A - Curitiba (maio 2006 / abril 2007)
Total de chamadas de fatos locais que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. 04
Chamadas de fatos locais positivos que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. 04
Chamadas de fatos locais negativos que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. 00
Fonte: Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político – GPCP (2009)
Já o Jornal B de Curitiba, num período de apenas 7 meses (maio de 2008 a novembro de 2008),período em que as informações de que necessitava-se estavam disponíveis, divulgou, conforme Tabela 3, um total de 295 chamadas em suas capas, sendo 219 fazendo referências a fatos internacionais, nacionais ou estaduais, e 76 chamadas fazendo referências a fatos locais. Das 76 chamadas de fatos locais, 27 não estavam diretamente relacionadas ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais, enquanto 49 chamadas faziam esta relação. Curiosamente, todas as 49 chamadas de fatos locais que estavam diretamente relacionadas ao prefeito candidato à reeleição possuíam caráter positivo, portanto, nenhuma chamada com caráter negativo.
Tabela 3 - Chamadas Jornal B – Curitiba (maio 2006 / novembro 2006)
Total de chamadas de fatos locais que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. 49
Chamadas de fatos locais positivos que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. 49
Chamadas de fatos locais negativos que estão diretamente relacionados ao prefeito, à prefeitura, a secretarias ou a órgãos municipais. 00
Fonte: Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político – GPCP (2009) -PR
Em resumo, os dados dos Gráficos 1 e 2 revelam que as chamadas positivas e negativas dos dois jornais de Curitiba e do jornal de Cascavel se distribuíram de modo inverso entre os candidatos à reeleição nas duas cidades. Enquanto o candidato à reeleição em Cascavel, Lísias Tomé, obteve um total de apenas 5 chamadas positivas no jornal de Cascavel, Beto Richa, candidato à reeleição em Curitiba, obteve um total de 53 chamadas positivas nos jornais de Curitiba. Enquanto Lísias Tomé obteve um total de 52 chamadas negativas, Beto Richa não obteve nenhuma chamada negativa.
Fonte: Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político – GPCP (2009).
Fonte: Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político – GPCP (2009).
Os dados apresentados no Gráfico 3 demonstram que há uma estreita relação entre as chamadas negativas – do jornal local de Cascavel – que estão diretamente referidas a Lísias e as avaliações negativas que os eleitores cascavelenses fizeram de sua administração. Em inícios de agosto de 2008, antes mesmo do início do horário eleitoral gratuito, apenas 23% dos eleitores cascavelenses consideraram a administração Lísias como ótima/boa; 37% a consideraram regular e um total de 39% a considerou ruim/péssima. Os dados apresentados no Gráfico 4 demonstram que, em sentido contrário ao que ocorreu com Lísias, há uma estreita relação entre as chamadas positivas – dos jornais locais de Curitiba – que estão diretamente referidas a Beto Richa e as avaliações positivas que os eleitores curitibanos fizeram de sua administração. Enquanto um total de 81% dos eleitores curitibanos considerou a administração de Richa ótima/boa, apenas 14% a considerou regular e apenas 3% a considerou ruim/péssima.
Fonte: Ibope – pesquisa realizada entre 11 e 13 de agosto de 2008
Fonte: Ibope – pesquisa realizada entre 26 e 28 de agosto de 2008
Os dados dos Gráficos 5 e 6 também indicam que há uma estreita relação entre as chamadas negativas e positivas dos jornais locais e os índices de rejeição dos eleitores de Cascavel e de Curitiba aos respectivos candidatos à reeleição: Beto Richa e Lísias Tomé. Lísias, que obteve um elevado índice de chamadas negativas no jornal de Cascavel, obteve também um elevado índice de rejeição à sua candidatura à reeleição. Richa, que não obteve nenhuma chamada negativa nos jornais de Curitiba, obteve também um baixíssimo índice de rejeição junto aos eleitores curitibanos. Mais precisamente, enquanto Lísias obteve um índice de 45% de rejeição entre os eleitores cascavelenses, Beto Richa obteve o índice de apenas 6% de rejeição.
Fonte: Ibope – pesquisa realizada entre 11 e 13 de agosto de 2008
Fonte: Ibope – pesquisa realizada entre 26 e 28 de agosto de 2008
A intenção de voto dos eleitores de Cascavel e de Curitiba reafirma a relação existente entre a mídia jornalística e o comportamento eleitoral. Com suas predisposições formadas pelas chamadas negativas ou positivas dos jornais locais ao longo dos quatro anos de mandato dos candidatos à reeleição, o eleitor chegou ao começo da propaganda eleitoral com suas opções de voto bem definidas. O Gráfico 7 mostra que, em inícios de agosto de 2008, apenas 7% do eleitorado de Cascavel se encontrava predisposto a votar em Lísias para comandar novamente a prefeitura da cidade. O Gráfico 8 indica que, entre os eleitores de Curitiba, um total de 70% declararam suas intenção de voto em Beto Richa.
Fonte: Ibope – pesquisa realizada entre 11 e 13 de agosto de 2008
Fonte: Ibope – pesquisa realizada entre 26 e 28 de agosto de 2008
Estes dados sobre a intenção de voto dos eleitores cascavelenses e curitibanos, com ligeiras alterações, se confirmaram com o resultado oficial das eleições municipais ocorridas em inícios de outubro de 2008 na cidade de Curitiba e de Cascavel, como se destaca as Tabelas 4 e 5 a seguir:
Tabela 4- Resultado das eleições municipais de 2008 em Cascavel-PR
Candidato/Partido % votos válido
Edgar Bueno - PDT 34,78%
Salazar Barreiros - PP 26,38%
Chico Menin - PR 17,18%
LísiasTomé - PSC 10.98%
Marlise da Cruz - PV 6.13%
Aderbal de Mello - PT 3,64%
Ivanildo - PSOL 0,91%
Fonte: TRE/PR (2008)
Tabela 5 - Resultado das eleições municipais de 2008 em Curitiba
Candidato/Partido % votos válidos
Beto Richa - PSDB 77,27%
Gleisi - PT 18.17%
Moreira -PMDB 1,90%
Maurício - PV 0,88%
Gomyde – PC do B 0,71%
Fábio - PTB 0, 53%
Bruno - PSOL 0, 44%
Lauro – PT do B 0, 09%
Fonte: TRE/PR (2008)
Conforme a Tabela 4, Lísias Tomé saiu derrotado nas urnas com uma modesta quarta colocação entre os sete candidatos que disputaram o pleito e com apenas 10,98% dos votos dos eleitores cascavelenses. Beto Richa, ao contrário, conforme a Tabela 5, venceu as eleições em Curitiba, já no primeiro turno, com a expressiva votação de 77,78% dos votos dos curitibanos.
Só com trabalhos de análise criteriosos como os que você faz, Rosana, conseguiremos compreender melhor nossa comunidade, identificar seus problemas e gargalos e projetar soluções e oportunidades.
ResponderExcluirVamos em frente!
Conte sempre comigo.
Revolution or let it be?
ResponderExcluirÀs vezes me perguntam:
Por que você insiste tanto em uma revolução, se é uma pessoa de paz, que gosta de harmonia, artes, amizade?
Justamente por isso: sem uma revolução que ponha no lixo o sistema que comanda a humanidade – a ideologia capitalista – não será possível paz ou harmonia.
As artes serão contaminadas pelas regras do capital, as amizades serão abaladas pela contemplação do sofrimento dos amigos, adoecidos pela poluição, endividados pelo cartão, atormentados pela violência do caos urbano e assim vai.
Se faltava alguma coisa para justificar a necessidade de uma revolução, creio que bastaria ver essa mensagem, que veio por e-mail:
TROQUE UM PARLAMENTAR
POR 344 PROFESSORES
Sou professor de Física, de ensino médio de uma escola pública em uma cidade do interior da Bahia e gostaria de expor a você o meu salário bruto mensal: R$650,00.
Eu fico com vergonha até de dizer, mas meu salário é R$650,00. Isso mesmo! E olha que eu ganho mais que outros colegas de profissão que não possuem um curso superior como eu e recebem minguados R$440,00. Será que alguém acha que, com um salário assim, a rede de ensino poderá contar com professores competentes e dispostos a ensinar?
Não querendo generalizar, pois ainda existem bons professores lecionando, atualmente a regra é essa: O professor faz de conta que dá aula, o aluno faz de conta que aprende, o Governo faz de conta que paga e a escola aprova o aluno mal preparado. Incrível, mas é a pura verdade! Sinceramente, eu leciono porque sou um idealista e atualmente vejo a profissão como um trabalho social. Mas nessa semana, o soco que tomei na boca do estomago do meu idealismo foi duro!
Descobri que um parlamentar brasileiro custa para o país R$10,2 milhões por ano... São os parlamentares mais caros do mundo. O minuto trabalhado aqui custa ao contribuinte R$11.545.
Na Itália, são gastos com parlamentares R$3,9 milhões, na França, pouco mais de R$2,8 milhões, na Espanha, cada parlamentar custa por ano R$850 mil e na vizinha, Argentina, R$1,3 milhões.
Trocando em miúdos, um parlamentar custa ao país, por baixo, 688 professores com curso superior !
Diante dos fatos, gostaria muito, amigo, que você divulgasse minha campanha, na qual o lema será:
'TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES'.
Comentários, please!
Revolution (John Lennon) ou Let it be (Paul McCartney)?